NÃO ENTRE
EM PANICO!
"Em muitas das civilizações mais tranquilonas da borda Oriental da Galaxia, O Guia do Mochileiro das Galaxias já substituiu a grande Enciclopédia Galáctica como repositório-padrão de todo o conhecimento e sabedoria, pois ainda que contenha muitas omissões e textos apócrifos, ou pelo menos terrivelmente incorretos, ele é superior à obra mais antiga e mais prosaica em dois aspectos importantes. Em primeiro lugar, é ligeiramente mais barato; em segundo lugar, traz na capa, em letras garrafais e amigáveis, a frase NÃO ENTRE EM PANICO."

O livro (no caso o primeiro volume da trilogia de cinco) foi escrito por Douglas Adams (1952-2001), nascido na Inglaterra. Conta as aventuras de Arthur Dent, um típico inglês apreciador de chá que, numa quinta-feira, acorda e vai deitar na frente de um trator amarelo que quer derrubar a sua casa, que ficava bem no lugar onde a prefeitura construiria um retorno. Pra ele aquilo poderia ser o começo de um dia azarento, mal ele sabia que estava prestes a piorar quando ele descobrisse que seu amigo Ford Prefect é, na verdade, um alienígena, que vivia na Terra há 15 anos fingindo ser um ator desempregado enquanto, na realidade, fazia uma pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galaxias, e também era o único ser no planeta (salvo os golfinhos e os ratos) que sabiam sobre a destruição do planeta Terra, que por ironia do destino (ou por ironia de Douglas) seria “demolida” para a construção de uma ponte inter-planetária. Arthur e Ford conseguem carona numa espaçonave Vogon (cuidado, nunca deixe um Vogon ler uma poesia pra você, pois é a terceira pior do universo) e então começam suas aventuras!
Ao contrário do que muita gente pensa, esse livro não é somente uma ficção cientifica do tipo “a NASA descobriu vida inteligente fora da Terra”, se trata de um livro mais filosófico do que fictício, onde todos os seres do espaço se juntam para responder às perguntas que todos tentamos responder todos os dias “De onde viemos?” “Qual o sentido da vida?”, e nos faz pensar se realmente estamos sozinhos no espaço. Mas não se preocupe, se ele não te fizer pensar nessas coisas, não será uma leitura perdida, ele certamente lhe garantirá boas risadas com o choque de cultura entre Arthur, as suas descobertas sobre os outros seres do espaço, e a nossa própria cultura! No espaço, Arthur conhece seres de planetas que nós nem sequer imaginaríamos. Acredite quando eu digo que Douglas não poupou criatividade, imaginação e uma boa dose de bom-humor ao escrever esse livro e relatar essas estranhas criaturas e situações.
Sem contar que, lendo esse livro, você vai entender a importância de uma toalha durante uma viagem interplanetária e nunca mais vai reclamar quando sua mãe lhe disser pra leva-la à algum lugar.
Aqui vai a sinopse (a que tá escrita nas abas do livro) pra quem se interessar e quiser ler:
"Com uma galeria de personagens bizarros e tantas viradas abruptas na trama que farão você se sentir em uma montanha-russa. O Guia do Mochileiro é, sem duvida, uma das mais criativas e cômicas historias de aventura jamais escritas. Arthur Dent, um inglês azarado, escapa de um evento dramático - a destruição da Terra - graças a um amigo de Betelgeuse que, enquanto estava ilhado em nosso planeta, havia se disfarçado de ator desempregado. Arthur se vê arrastado, apesar de seus protestos histéricos, para as situações mais alucinadas nos pontos mais distantes do tempo e do espaço. O que realmente sustenta esse livro hilariante, através de sua viagem freneticamente bizarra pela Galaxia rumo ao legendário planeta Margathea - e além -, é a pergunta profunda sobre o por quê. De onde viemos? Por que estamos aqui? Para onde vamos? Onde vamos almoçar hoje? Além disso, enquanto tenta se entender com as formas de vida mais estranhas, nosso anti-herói descobre a verdadeira historia da Terra e a pergunta final à grande pergunta da Vida, do Universo e Tudo Mais."
É isso, se vocês lerem me digam o que acharam. Eu ainda não comprei os outros livros, mas assim que eu comprar e terminar de ler eu posto uma resenha aqui =)
Beijos, fiquem com Deus e até o próximo post :*
Nenhum comentário:
Postar um comentário